Parma é uma das cidades mais prósperas da região de Emilia Romagna na Itália. Muita gente lembra dela pela fama da produção artesanal do queijo Parmigiano Reggiano – o inconfundível parmesão – e por seu inigualável prosciutto, o presunto de Parma.
Eu bem que podia começar falando de Parma sobre as delícias da boa mesa, a nossa visita ao templo do Parmigiano Reggiano, os encantos medievais, os seus palácios e igrejas, da praça central com o imponente Garibaldi (o italiano tão presente, também, na história do sul do Brasil) …
Mas, vou abrir o “capítulo Parma“ do Café Viagem com o que mais me encantou nesta cidade…
o vai-e-vem das magrelas.
Jovens, crianças, velhos, todos tão elegantes em suas bicicletas.
Em várias cores e estilos, as bicicletas de Parma cruzam praças, ruas e avenidas principais e chamam a atenção. Impossível não se apaixonar por elas neste cenário. Dão charme ao espetáculo.
Bolsinhas, cadeirinhas de bebê, os acessórios são igualmente encantadores. Minha vontade era ficar sentada esperando elas passarem, ou melhor, desfilarem.
Se quem tem boca vai a Roma, quem tem bicicleta deve ir a Parma!
É praticamente um editorial de moda. Pessoas arrumadas, bem vestidas em suas magrelas. Chiques bicicletas de Parma.
Elas estão estacionadas por todas as esquinas, como se estivessem ali de propósito, decorando a cidade que nem precisa de adornos pra ser linda. De qualquer forma, com as magrelas Parma fica ainda mais única e bela.
Após o almoço fomos dar uma esticada no pulmão verde de Parma, o Parco Ducale (chamada por locais de “il giardino”). Tiramos uma soneca no banco do parque .
Para quem quiser finalizar a tarde em Parma com um café, recomendo um especial localizado no Parque Ducale (ou Il Giardino).
DICA PARA TURISTAS:
na saída da estação de trem de Parma há um serviço de locação de bicicletas. Partimos cedinho de Bolonha de trem e passamos um dia por lá. Tempo suficiente para sentir a atmosfera elegante e medieval da cidade. A distância é de uma hora de trem de Bolonha a Parma.
PONTOS DE INTERESSE EM PARMA (afora admirar as bicicletas):
Piazza Duomo,Piazza Garibaldi, Teatro Regio, Parco Ducale, Palazzo Ducale, Battistero di Parma, visita a produção de Parmigiano Reggiano, um bom gelato, um bom restaurante! A gente almoçou no delicioso Trattoria Sorelle Picchi, onde também funciona uma loja de queijos e embutidos.
** LEIA + SOBRE PARMA NO CAFÉ VIAGEM**
ROTEIRO 1 DIA EM PARMA (com sugestões de passeios e alimentação)
GUIA EMILIA ROMAGNA : NOSSO POST ÍNDICE COM DICAS E ROTEIROS
SAIBAMAIS
PARMA | EMILIA ROMAGNA ITÁLIA
Sites oficias de turirsmo:
www.emiliaromagnaturismo.com/en | turismo.parma.it
ONDEFICAR
Avaliações e ofertas no Booking, confira aqui!
PARACURTIR
O Café Viagem também está no Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Oi Ale
Amei o post. Mas sou suspeita pois AMO as magrelas!
Uma vez eu li que a maior concentração de bikes da Itália está em Parma! Tenho q conhecer a cidade urgente! Quem sabe no próximo verão?
bjs
Dani
Oi Dani
Obrigada pelo teu comentário. Eu suspeitava que Parma tinha mesmo uma concentração de bikes além do normal. Agora você me confirmou! Impossível não ficar surpresa com tantas bikes lindas e um povo tão elegante nelas.
beijoss
Ale